FDEAK - Nova Almeida

Seja bem vindo (a) !! Nossa casa está de portas abertas.

Rua Mucurici, 64 Parque Santa Fé - Nova Almeida - Serra- ES


quinta-feira, 28 de abril de 2011

Estudo da Mediunidade


Bom dia queridos irmãos,


a FDEAK convida a todos os interessados a participar do grupo de estudos da mediunidade aos sábados, 17:30. No momento estamos estudando o livro " Estudando o Livro dos Médiuns" do Projeto Manoel Philomeno de Miranda.
A mediunidade com Jesus é bênção de luz e deve ser bem compreendida para ser bem utilizada.


Diz a Bíblia:
"Um homem objetivo e teimoso, quanto Saulo de Tarso, desenvolve a clarividência, de um momento para outro, vê o próprio Cristo, às portas de Damasco, e lhe recolhe as instruções" (Atos, capítulo 9, versículos 3 a 7).


Mais além, de acordo com Emmanuel: 
Em mediunidade, portanto, não te dês à preocupação de admirar ou provocar admiração.
Procuremos, acima de tudo, em favor de nós mesmos, o privilégio de aprender e o lugar de servir.

Do livro: Faculdades mediúnicas, 48
Reunião pública de 1/7/60
Questão nº 159

domingo, 17 de abril de 2011

A Lei de Amor


O amor resume toda a doutrina de Jesus, porque é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso realizado. No seu ponto de partida, o homem só tem instintos; mais avançado e corrompido, só tem sensações; mais instruído e purificado, tem sentimentos; e o amor é o requinte do sentimento. Não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior, que reúne e condensa em seu foco ardente todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas. A lei do amor substitui a personalidade pela fusão dos seres e extingue as misérias sociais. Feliz aquele que, sobrelevando-se à humanidade, ama com imenso amor os seus irmãos em sofrimento! Feliz aquele que ama, porque não conhece as angústias da alma, nem as do corpo! Seus pés são leves, e ele vive como transportado fora de si mesmo. Quando Jesus pronunciou essa palavra divina, — amor — fez estremecerem os povos, e os mártires, ébrios de esperança, desceram ao circo.
            O Espiritismo, por sua vez, vem pronunciar a segunda palavra do alfabeto divino. Ficai atentos, porque essa palavra levanta a lápide dos túmulos vazios, e a reencarnação, vencendo a morte, revela ao homem deslumbrado o seu patrimônio intelectual. Mas já não é mais aos suplícios que ela conduz, e sim à conquista do seu ser, elevado e transfigurado. O sangue resgatou o Espírito, e o Espírito deve agora resgatar o homem da matéria.
            Disse que o homem, no seu início, tem apenas instintos. Aquele, pois, em que os instintos dominam, está mais próximo do ponto de partida que do alvo. Para avançar em direção ao alvo, é necessário vencer os instintos a favor dos sentimentos, ou seja, aperfeiçoar a estes, sufocando os germes latentes da matéria. Os instintos são a germinação e os embriões dos sentimentos. Trazem consigo o progresso, como a bolota oculta o carvalho. Os seres menos adiantados são os que, libertando-se lentamente de sua crisálida, permanecem subjugados pelos instintos.
            O Espírito deve ser cultivado como um campo. Toda a riqueza futura depende do trabalho atual. E mais que os bens terrenos, ele vos conduzirá à gloriosa elevação. Será então que, compreendendo a lei do amor, que une a todos os seres, nela buscareis os suaves prazeres da alma, que são o prelúdio das alegrias celestes.

Evangelho Segundo o Espiritismo. Lázaro - Paris, 1862

segunda-feira, 7 de março de 2011

Carnaval & Espiritismo

Image


Por José Carlos Leal  

Para se entender o carnaval e outras festas  populares, é necessário lembrar que a Terra ocupa o segundo lugar na escala evolutiva enquanto um planeta de provas e expiações. Aqui, e em mundos semelhantes, encarnam espíritos recém saídos da barbárie, dando os primeiros passos na sua história evolutiva e esses espíritos trazem consigo um grupo de sensações ou pulsões que precisam ser extravasadas para que não se voltem contra a sociedade em que encarnaram. Não foi a toa que Freud nos defendeu a tese de que a cultura nasce da repressão. Em verdade, estamos encarnados para  reprimirmos as más tendências e adquirir elementos espirituais positivos como o amor, a solidariedade, o respeito ao próximo e as diferenças, em uma palavra, desenvolver as faculdades positivas do espírito.
 A festa é o momento em que o espírito tem a oportunidade de pôr para fora, não necessariamente, o que ele tem de pior mas as suas emoções mais profundas. Como somos espíritos altamente imperfeitos as nossas festas quase sempre explicitam emoções do tipo primário. Nos tempos da Grécia antiga, as bacanais, festas dedicadas ao deus Dioniso ou Baco tornaram-se tão perigosas para o equilíbrio da polis (cidade) que teve de ser transformada em teatro como uma forma de "domesticação" do conteúdo nocivo da alma humana. A Festa do deus Líber em Roma; a Festa dos Asnos que acontecia na igreja de Ruan no dia de Natal e na cidade de Beauvais no dia 14 de janeiro entre outras inúmeras festas populares em todo o mundo e em todos tempos, têm esta mesma função.
 O carnaval é uma dessas festas que costuma ser chamada de folia que vem do francês folle  que significa loucura ou extravagância sem que tenha  existido perda da razão. No caso do carnaval a palavra significa desvio, anormalidade, fantasia  descontração ou mesmo alegria. Assim, a festa carnavalesca é o momento em que o espírito humano pode extrojetar o que há de mais profundo de mais primitivo em si mesmo.  O poeta Vinicius de Morais deixou isto muito claro ao dizer: " Tristeza não tem fim, felicidade sim / A felicidade parece a grande ilusão do carnaval/  ? a gente trabalha um ano inteiro / por um momento de sonho/ pra fazer a fantasia de rei ou de pirara ou jardineira / Pra tudo se acabar na quarta-feira."
 Qual a posição do espírita ante o carnaval? Sem querer ditar normas, apenas dando a minha opinião, o espírita, em primeiro lugar, deve compreender o carnaval; não ser muito severo, não ter medo dele por acreditá-lo uma expressão do mal e do diabólico da alma humana; não fugir dele por medo de sua sedução. Não deve, como fazem algumas religiões criar blocos ou escolas-de-samba para brincar um carnaval cristão. Pode ser um observador comedido, se gosta da festa, ir ao sambódromo ou às ruas para ver os foliões e, se não gosta, pode aproveitar o feriadão para descansar, meditar ou estudar espiritismo sozinho ou em conjunto; em resumo seguir o conselho de Paulo: "Viver no Mundo sem ser do mundo."

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Os obreiros do Senhor

Aproxima-se o tempo em que se cumprirão as coisas anunciadas para a transformação da Humanidade. Ditosos serão os que houverem trabalhado no campo do Senhor, com desinteresse e sem outro móvel, senão a caridade! Seus dias de trabalho serão pagos pelo cêntuplo do que tiverem esperado. Ditosos os que hajam dito a seus irmãos: “Trabalhemos juntos e unamos os nossos esforços, a fim de que o Senhor, ao chegar, encontre acabada a obra”, porquanto o Senhor lhes dirá: “Vinde a mim, vós que sois bons servidores, vós que soubestes impor silêncio aos vossos ciúmes e às vossas discórdias, a fim de que daí não viesse dano para a obra!” Mas, ai daqueles que, por efeito das suas dissensões, houverem retardado a hora da colheita, pois a tempestade virá e eles serão levados no turbilhão! Clamarão: “Graça! graça!” O Senhor, porém, lhes dirá: “Como implorais graças, vós que não tivestes piedade dos vossos irmãos e que vos negastes a estender-lhes as mãos, que esmagastes o fraco, em vez de o amparardes? Como suplicais graças, vós que buscastes a vossa recompensa nos gozos da Terra e na satisfação do vosso orgulho? Já recebestes a vossa recompensa, tal qual a quisestes. Nada mais vos cabe pedir; as recompensas celestes são para os que não tenham buscado as recompensas da Terra.”
Deus procede, neste momento, ao censo dos seus servidores fiéis e já marcou com o dedo aqueles cujo devotamento é apenas aparente, a fim de que não usurpem o salário dos servidores animosos, pois aos que não recuarem diante de suas tarefas é que ele vai confiar os postos mais difíceis na grande obra da regeneração pelo Espiritismo. Cumprir-se-ão estas palavras: “Os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros no reino dos céus.” — O ESPÍRITO DE VERDADE (Paris, 1862.)


(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XX, item 5.)

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

SOS Clara de Assis

Bom dia queridos irmãos!

É com muita alegria que venho informar o retorno das atividades do nosso abençoado SOS Clara de Assis, para o próximo sábado dia 12 de fevereiro, às 14 hrs.

Para aqueles que não conhecem, o SOS tem como base o atendimento fraterno, que se trata de uma entrevista para preenchimento de uma ficha. Esta ficha é encaminhada para a reunião de psicografia, e então o paciente aguarda por uma resposta dos amigos espirituais, resposta esta que pode demorar algumas semanas. Devemos esclarecer que o nosso papel é inteiramente o de intermediar e de que as mensagens e tratamentos - frequentemente baseados em passes, estudos, água fluidificada e reforma íntima - são prescritos pela Espiritualidade Maior a serviço do Mestre Jesus.

Para os que já conhecem, sejam bem vindos a qualquer momento em que sentirem necessidade. Sejamos todos fortalecidos no amor de Deus para superar os nossos obstáculos morais e materiais.

Fé e perseverança.

Muita Paz.


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Amigo Oculto

Olá Companheiros,

a FDEAK gostaria de compartilhar com todos uma novidade: é o nosso Amigo Oculto.

Não, não é aquele amigo oculto de fim de ano ao qual estamos acostumados. É o amigo oculto da oração. Essa idéia maravilhosa veio através de nosso presidente, o companheiro Mauro. O objetivo de quem desejar participar desta espécie de corrente de oração é o de orar por alguém.

Depois de feita uma lista dos interessados, foi feito um sorteio na última terça-feira. Cada participante se compromete a orar diariamente durante 1 mês para o nome sorteado, que pode ser de alguma pessoa ou da própria Fraternidade. Sendo assim a Fraternidade, na pessoa de nossa mentora Maria José, também se compromete a orar por alguém.

Muito providencial esta idéia, não é mesmo? Espero que todos estejam realmente imbuídos e fortalecidos em seus propósitos e que tantas orações possam nos unir e fortalecer cada vez mais.


Se você ficou de fora desta vez, fique atento ao próximo sorteio.


Que o Mestre Jesus nos abençoe.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

FELIZ OLHAR NOVO!!!

Queridos amigos...Com o intuito de publicar uma mensagem de início de ano mais palpável, ou seja, algo que fale à nossa maneira mundana, recorri a Drummond, o poeta. Que todos tenham um ano maravilhoso!



"O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história.
O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse
o AQUI e o AGORA.
Claro que a vida prega peças.
É lógico que, por vezes, o pneu fura, chove demais... mas, pensa só: tem
graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia?
Tem sentido ficar chateado durante o dia todo por causa de uma discussão na
ida pro trabalho?
Quero viver bem. Este foi um ano cheio.
Foi cheio de coisas boas e realizações, mas também cheio de problemas e
desilusões.
Normal.

Às vezes se espera demais das pessoas.
Normal.

A grana que não veio, o amigo que decepcionou, o amor que acabou.
Normal.

O próximo ano não vai ser diferente.

Muda o século, o milênio muda, mas o homem é cheio de imperfeições, a
natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas e
aí? Fazer o que? Acabar com seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança?
O que eu desejo para todos nós é SABEDORIA!

E que todos saibamos transformar tudo em uma boa experiência!
Que todos consigamos perdoar o desconhecido, o mal educado. Ele passou na
sua vida. Não pode ser responsável por um dia ruim...

Entender o amigo que não merece nossa melhor parte. Se ele decepcionou,
passe-o para a categoria 3, a dos amigos. Ou mude de classe, transforme-o em
colega. Além do mais, a gente, provavelmente, também já decepcionou alguém.

O nosso desejo não se realizou?
Beleza, não tava na hora, não deveria ser a melhor coisa prá esse momento
(me lembro sempre de um lance que eu adoro: CUIDADO COM SEUS DESEJOS, ELES PODEM SE TORNAR REALIDADE)."